As suas pernas

Primeiras Manifestações da Insuficiência Venosa na Gravidez

Primeiras Manifestações da Insuficiência Venosa na Gravidez

A manifestação ou agravamento da insuficiência venosa aparece em cerca de 70% das gestações, uma vez que o sistema venoso sofre algumas alterações funcionais e estruturais, nomeadamente o relaxamento do músculo liso e das fibras de colagénio, e o aumento da progesterona e do estrogénio, que normalmente surgem no início do segundo trimestre.

O aparecimento da doença pode manifestar-se de duas formas: insuficiência venosa funcional (com sintomas como a dor, edema, sensação de peso e cansaço), e o síndrome varicoso, quando para além dos sintomas anteriores, observam-se alterações morfológicas e hemodinâmicas (veias subcutâneas ectasiadas, tortuosas e com insuficiência valvular).

Para além dos fatores anteriormente referidos, existem também outros que influenciam o sistema venoso na gravidez, como o aumento do volume sanguíneo circulante que aumenta mais de 30% devido às alterações no plasma, a redução na velocidade do fluxo venoso nos membros inferiores, o aumento de peso, a expansão do útero e a redução substancial da atividade física durante esse período de tempo, que leva a uma maior fragilidade muscular.

O tratamento para o alívio de sintomas e para prevenção de complicações inicia-se sempre com medidas comportamentais, que foram também abordadas no artigo anterior, com especial enfoque no facto de não ser indicado vestir roupa muito apertada na zona abdominal e nos membros inferiores de forma a não restringir o fluxo sanguíneo.

O tratamento médico mais comum consiste na utilização de meias de compressão, que devem ser vestidas sempre de manhã ao levantar, e retiradas à noite ao deitar, prescritas aos primeiros sinais de IV ou logo no início da gravidez caso já haja sintomas indicativos, bem como no período de seis semanas após o parto, apesar de na grande maioria dos casos a doença regredir nesta fase.


Referências Bibliográficas

BUNCE, Emily E.; HEINE, Robert P. Edema nos membros inferiores durante gestação tardia. Sintomas durante a gestação, [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/sintomas-durante-a-gesta%C3%A7%C3%A3o/edema-nos-membros-inferiores-durante-gesta%C3%A7%C3%A3o-tardia. Acesso em: 5 dez. 2022.

FRANCO, Joana Ribeiro. Insuficiência venosa e gravidez [S. l.], jul. 2019. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/121526/2/344112.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.

SILVA, Sérgio et al. Insuficiência venosa nos membros inferiores na gravidez. Artigo Original, [S. l.]. Disponível em: https://www.jvascbras.org/article/5e275a660e8825355426b9fa/pdf/jvb-1-1-65.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.

SILVEIRA, Paulo Roberto Mattos. Trombose venosa profunda e gestação: aspectos etiopatogênicos e terapêuticos. TVP e gestação, [S. l.]. Disponível em: https://www.jvascbras.org/article/5e275a660e8825355426b9fa/pdf/jvb-1-1-65.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.

Tratamento das veias modificador da doença. [S. l.]. Disponível em: https://www.medi.pt/saude/diagnostico-tratamento/terapia-venosa/. Acesso em: 2 nov. 2022.

Trombose na gravidez: sintomas, riscos, tratamento e como evitar. [S. l.]. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/gravidez/saude-bem-estar/noticia/2022/10/trombose-na-gravidez-sintomas-riscos-tratamento-e-como-evitar.ghtml. Acesso em: 2 nov. 2022.

Saiba mais sobre as suas pernas

Relação entre Insuficiência Venosa e Excesso de Peso

O excesso de peso é uma das principais causas do aparecimento da insuficiência venosa, uma vez que frequentemente resulta na dilatação dos vasos sanguíneos.

Primeiras manifestações da insuficiência venosa

A insuficiência venosa é uma condição na qual o sistema venoso não é capaz de transportar o sangue de volta para o coração.

Simulador Íbící

Faça o seu teste em poucos minutos
e descubra o seu modelo ideal.
Começar o teste